Está acontecendo na UMAM um grande programa de capacitação de lideranças. É o curso de Formação de Agentes de Cidadania Comunitária que é promovido pela Fundação Ulysses Guimarães - FUG. Este curso compreende um total de 7 aulas que pretende dar subsídios para uma melhor participação popular no que tange o processo político.
A Fundação Ulysses Guimarães oferece um Programa de Formação Política continuado. Desde o projeto piloto, implantado no ano de 2007, é lançado um novo curso a cada ano. Com inovação, adquirindo experiência e ouvindo as necessidades dos cursistas, o Programa evoluiu e agregou novos parceiros a cada edição.
Todos os cursos oferecidos são independentes. Nenhum é pré-requisito do outro e todos podem ser feitos em qualquer período. Não há um limite de turmas e várias turmas podem ser abertas simultaneamente. A turma é quem decide o seu calendário de aulas. O Programa possui total disponibilidade e gratuidade.
![]() |
| Curso de Formação Política para a Cidadania na UMAM. Autor: Nelson em 14/02/2012. |
O objetivo deste curso
Realizado em parceria com professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Lançamento do ano de 2010. O Curso de Formação de Agentes de Cidadania tem por objetivo suscitar o debate e o amadurecimento de uma postura de cidadão ativo nas comunidades, visando incentivar uma intervenção cívica dos cidadãos orientada por valores como Justiça, Igualdade, Tolerância e Solidariedade. O principal enfoque é capacitar os cidadãos para a participação nos diversos movimentos sociais, especialmente para o pleno exercício da democracia participativa nos conselhos municipais e nos demais espaços criados pela legislação vigente, primando pela garantia dos direitos de cidadania e de inclusão social.
Em parceria com a FUG, com a UMAM e através de parceiros como Nelson, Joana e tantos outros, haverá uma turma no nosso bairro. Esses grandes parceiros, sempre fomentaram uma melhor participação popular através da educação e reflexão sobre a democracia no Brasil. É chegada a hora de uma grande movimentação e um chamado na comunidade para as questões coletivas.
Esse é o caminho para a cidadania plena.
Saiba mais em: http://www.ead.fundacaoulysses.org.br/


Nenhum comentário:
Postar um comentário